quinta-feira, 15 de maio de 2008

Inclusão e Exclusão Social

RESUMO
A busca de implementar eficazes ações que levem a sociedade como um todo a terem acesso ao conhecimento, Isto se faz necessário, pois é percebível que estamos entrando em uma nova realidade social onde o conhecimento, a informação e aprendizagem assumem uma importância substancial nesta sociedade globalizada em que vivemos. Inserir, no mundo da informática, o maior número possível de usuários, para ampliar o conhecimento de mundo e uma maior consciência social é oferecer oportunidade para todos terem acesso ao uso das tecnologias de informação e comunicação, independente de classe social ou localização geográfica.é muito importante também que as pessoas sejam informadas de como utilizar-se dessa tecnologia benéficamente.
Palavras-Chave: inserir, consciência social, oportunidade, beneficamente.
1.
2. INTRODUÇÃO
A inclusão digital possui o papel de resgatar os excluídos digitais ao contexto da sociedade movida pelos processos de criação, produção e sublimação da informação em conhecimento. Significa efetivar os excluídos digitais na sociedade da informação, por meio de políticas que visem ao seu crescimento auto-sustentável de forma colaborativa e gradual, não com medidas emergenciais e paliativas. Conseqüentemente, inclusão digital remete à busca da reflexão do mundo e da localidade, das condições de sobrevivência (emprego, alimentação, moradia, etc.), do estímulo ao conhecimento renovado e à crítica do já existente e da diminuição das desigualdades sociais.

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL
As novas tecnologias, em particular a Internet, vieram para ficar e já começam a alterar o comportamento da sociedade, como um dia fizeram o telefone, o rádio e a TV. Somos hoje a Sociedade da Informação, tendo em nossas mãos uma infinidade de soluções digitais cada vez mais surpreendentes e poderosas.
No entanto, todos estes avanços ainda não estão disponíveis para toda a população. Custos altos, falta de infra-estrutura, ausência de capacitação e de uma política definida para a inclusão digital.
As novas tecnologias de comunicação e informação devem ser compartilhadas o quanto antes, caso contrário estaremos correndo o risco de criarmos uma nova casta: os excluídos digitais.
A Sociedade da Informação tem que ser para todos, sua democratização deve possibilitar que toda a população tenha acesso às novas tecnologias, utilizando-as em todo o seu potencial, incluindo aí o acesso à rede mundial. O consumidor não precisa mais sair de casa para conferir seu saldo bancário, fazer aplicações, pagar suas contas, comprar bens e serviços. Isso faz do computador uma excelente ferramenta comercial.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Possibilitar às pessoas de todas as classes sociais acesso aos conhecimentos necessários sobre informática e tecnologia digital em geral, que possa fazer com que elas usufruam das vantagens que esta tecnologia nos dispõe. Aquele que não tiver acesso à informação está talhado a formar um país que fracassará enquanto nação. A inclusão digital facilita o acesso à informação, por tanto Saber e poder ter acesso a todo tipo de tecnologia que venha beneficiar o cidadão, incentivar a busca pelo conhecimento, ter um instrumento de pesquisa e trabalho em casa, na escola e locais de trabalho é tornar eficaz o direito fundamental do acesso e da livre expressão do pensamento, da cultura, da educação.

Nenhum comentário: