segunda-feira, 12 de maio de 2008

Comunicação Digital


Comunicação Digital


RESUMO

A Comunicação digital é fundamental para os negócios no mundo inteiro e não existe espaço para aqueles que não a utilizam. Assim como os telefones, os meios de comunicação digital tornaram-se indispensáveis para o dia-a-dia de uma empresa e afetam diretamente a produtividade, o desenvolvimento e a lucratividade de um negócio a Comunicação Digital, quando utilizada com perícia, potencializa os poderes de uma empresa, podendo multiplicar dezenas de vezes o faturamento da mesma. Por outro lado, este modelo de Comunicação também pode destruir um negócio definitivamente caso seja usado sem orientação.

Palavras-Chave: fundamental, produtividade, desenvolvimento.

1. INTRODUÇÃO
A Comunicação é algo espontâneo do homem e no mundo organizacional, deve ser planejada, estruturada e aplicada com destreza. Comunicar com excelência é a garantia de conquistar o desejado. A comunicação bem estruturada consegue agregar as ferramentas de uma complexa linha de produção e alinhá-las, formando uma poderosa máquina viva capaz das mais diversas realizações.
Com a velocidade das informações e a constante atualização que o profissional precisa manter, é quase impossível não se integrar na era digital. Enviar e-mails, elaborar páginas com informações pessoais, participar de comunidades virtuais, utilizar programas de mensagens instantâneas, receber ou mandar mensagens SMS, ou seja, criar cadeias de relacionamento, faz parte de uma nova maneira de se relacionar, seja pessoalmente, seja profissionalmente. O resultado mais visível é que acabamos mantendo muitos relacionamentos virtuais e perdemos o contato mais direto e pessoal com os colegas de trabalho.

2. EXPANSÃO DE CONHECIMENTOS
A comunicação digital é apontada como uma importante ferramenta de negócios, possibilitando ações mais precisas, focadas em índices de retorno mais eficazes. O mercado está aquecido e vem crescendo, deixando de ser uma tendência, sendo por tanto um fato. As grandes, médias e pequenas empresas já incorporaram e adotam mídia on-line como meio auxiliar na venda de produtos e serviços, no reforço de imagem e no relacionamento.

Segundo Marcos Fiore, está incorporado aos novos conceitos de negócios, hoje, já percebe-se como a comunicação digital está evoluindo ao possibilitar às empresas formular estratégias inovadoras para públicos segmentados e a transformar dados em informações que tragam diferencial competitivo para potencializar vendas e reter clientes.

A rapidez da comunicação, o baixo custo e a capacidade de mensurar o retorno com precisão, ao lado de um planejamento de marketing adequado, forma uma grande dupla de trabalho, é uma poderosa ferramenta para ser agregada nas empresas de todos os setores e ramos de atividades, por oferecer uma comunicação instantânea, de qualidade, alcançando grandes distâncias e baixo custo, sendo por tanto um bom diferencial nas estratégias para o sucesso produtivo da empresa.
3. ÉTICA NA COMUNICAÇÃO DIDITAL DAS EMPRESAS
Esse meio virtual gera algumas conseqüências para o meio de trabalho, devendo-se adequar o mundo digital ao dia-a-dia, sobre os cuidados de que ele gera uma influência positiva ou negativa no desempenho profissional, onde manter relacionamentos através de e-mails, blogs, em fim, comunidades virtuais, adequados, é de suma importância, pois define o comportamento profissionalmente na era digital que irá representar perante a empresa. Porém, muitas vezes, muitas vezes não se sabe como se comportar perante tantas opções e o que fazer para manter a seriedade, principalmente no ambiente de trabalho, por isso utilizar esses meios de comunicação para agilizar contatos e resoluções diárias seria o ideal, mas isso não substitui o contato humano, direto e pessoal.
De acordo com Vivian, é preciso termos sempre em mente que não existem restrições para acessos em páginas pessoais. O chefe, por exemplo, pode saber tudo sobre a vida pessoal do colaborador. Por isso, essas páginas devem ser encaradas como verdadeiros cartões de visita e é necessário ter o controle sobre as informações transmitidas.
Essas ferramentas expõem muito as pessoas e podem resultar em uma imagem errada, pois cada um interpreta como que”r. Na maioria das vezes, blogs e comunidades mostram a imaturidade das pessoas, ou seja, participar de uma comunidade como "adoro beber" ou ter um correio eletrônico gostosinha@hotmail.com não contam pontos positivos para a imagem profissional.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Obter experiência online, ou seja, realizar serviços individuais de qualidade é está imnuido cada vez mais na comunicação digital. E o entendimento do comportamento de todos os agentes da cadeia de relacionamentos da empresa, e como você se relaciona faz toda a diferença, ou seja comunicar com competência e ética é o que se exige as empresas e comunicar através do meio

virtual exige também capacitação e pesquisa constantes, buscando sempre novidades e tendências que possam ser aplicadas em negócios.

BIBLIOGRAFIA
www. gihammer.wordpress.com/
www.administradores.com.br/noticias/
www.redepura.com.br/

Um comentário:

Gustavo Henrique dos Santos disse...

As atividades mediada pelas interfaces digitais apresentaão contante evolução exigindo de seus personagens continua capacitação.
Gostei do texto